Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Paepalanthus anamariae Hensold DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 22-01-2014

Criterio: N/A

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Rodrigo Amaro

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Herbácea endêmica da Serra do Cipó, coletada nas proximidades do Parque Nacional da Serra do Cipó, em sua porção localizada no município de Fechados, estado de Minas Gerais (Giulietti et al., 2009; 2013). Conhecida apenas pelo material-tipo (CNCFlora, 2013). Dessa maneira, são necessários estudos sobre a espécie, além do aumento do esforço amostral, a fim de possibilitar o entendimento do real estado de conservação da espécie na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Paepalanthus anamariae Hensold;

Família: Eriocaulaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Syst. Bot. Monogr. 23: 121. 1988.

Dados populacionais

Existe uma única grande população da espécie, no norte da Serra do Cipó, entre Córrego dos Piões e Córrego Soberbo (Giulietti et al., 2009).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no estado de Minas Gerais (Giulietti et al., 2013), no município de Fechados, representando uma única grande população no norte da Serra do Cipó, entre Córrego dos Piões e Córrego Soberbo (Giulietti et al., 2009). Encontrada entre altitudes de 1.200 m e 1.400 m (N. Hensold 581).

Ecologia

Erva acaulescente de ocorrência no bioma Cerrado (Giulietti et al., 2013), formando aglomerados regiões de solo escuros e com afloramento rochoso e de encostas (N. Hensold 561).

Reprodução

Erva monoica, coletada com fruto no final de março, provavelmente florescendo entre novembro e janeiro (Giulietti et al., 2009).

Ameaças

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade low
Detalhes O turismo ocorre de maneira desordenado e sem a devida fiscalização na região do Parque e Nacional da Serra do Cipó, sendo uma atividade conflitante aos objetivos propostos para o Parque (MMA/ICMBio, 2009).

8.1 Invasive non-native/alien species/diseases
Incidência local
Severidade low
Detalhes A invasão de espécies exóticas é um problema existente no Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009).

5.2 Gathering terrestrial plants
Incidência local
Severidade low
Detalhes O Plano de Manejo do Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Cipó aponta a coleta de plantas como um problema existentes na região do Parque (MMA/ICMBio, 2009).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência local
Severidade high
Detalhes O aumento da incidência de queimada é uma atividades conflitantes que ocorre nas imediações do Parque Nacional da Serra do Cipó, segundo seu plano de manejo (MMA/ICMBio, 2009).

2.1.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência regional
Severidade high
Detalhes A espécie ocorre no estado de Minas Gerais, onde são muito comuns as culturas agrícolas, que estão entre ameaças existentes para a vegetação nativa (Sano et al., 2010).

2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Assim como a agricultura, a pecuária também é preocupante para a conservação do Cerrado, sendo uma atividade comum no estado de Minas Gerais (Sano et al., 2010).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Serra do Cipó, MG.

Referências

- Giulietti, A.M.; Sano, P.T.; Costa, F.N.; Parra, L.R.; Echternacht, L.; Tissot-Squali, M.L.; Trovo, M.; Watanabe, M.T.C.; Hensold, N.; Andrino, C. 2013. Eriocaulaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB110> Acesso em 10 de setembro de 2013.

- Giulietti, A.M.; Andrade, M.J.G; M.; Sano, P.T. Eriocaulaceae. 2009. In: Giulietti, A. M.; Rapini, A.; Andrade, M. J. G.; Queiroz, L. P. de; Silva, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

Como citar

CNCFlora. Paepalanthus anamariae in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Paepalanthus anamariae>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 11/11/2014 - 13:48:47